Como fazer LIVES no Instagram e em outras redes sociais para capturar a atenção do cliente.

Quem sabe faz ao vivo!


4 vezes mais atenção, parece bom para você?

Esse é o poder que realizar uma live pode te dar.


A competição pela atenção das pessoas nunca esteve tão acirrada, um trunfo para causar impacto é saber onde investir sua energia e como entregar o conteúdo.


Vou te contar uma coisa: os usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% em textos. As pessoas prestam atenção no que assistem, por isso desenvolver comunicação por vídeo se tornou essencial. As pessoas dão atenção para vídeos que falam com elas, com assuntos personalizados e de relevância, por isso é preciso se informar para entregar conteúdo com diferencial e mostrar que as conhece bem.


Em termos práticos, realizar vídeos ao vivo aumenta muito o seu alcance nas plataformas. C








Elementos essenciais


Fazer uma live não requer equipamentos especiais, mas exige atenção ao detalhe.


A primeira coisa para se atentar é a luz, você está em um ambiente bem iluminado? 

Luz natural é sua maior aliada, mas quando ela não estiver disponível procure uma fonte de iluminação que seja uniforme e não crie sombras estranhas no seu rosto.

Se estiver interessado em investir em equipamento, adquira um anel de luz. Existem até versões portáteis dele para celular.

E o reflexo das luzes nos óculos? Se esse for seu caso posicione a iluminação nas laterais e mais altas do que de costume, procure um ângulo que minimize o reflexo.  


O segundo aspecto é prestar atenção na qualidade do som. Um ambiente silencioso e uma voz clara são fatores primordiais para a experiência de quem está te assistindo. 


Posicione o celular em um tripé, o computador em uma mesa e mantenha a imagem fixa e sem tremores. E claro, verifique se o sinal de wifi está potente e se o dispositivo de filmagem está conectado a fonte de energia. 


Para transmitir utilize, preferencialmente, o aplicativo da própria plataforma. Se quiser ir ao vivo em várias plataformas simultaneamente pode utilizar o https://www.loola.tv/.

Já se quiser transmitir pelo seu computador utilize o OBS Studio+Yellow Duck.


Organize o que vai dizer.


Qual é o objetivo de realizar essa live? 


Para tudo que você realiza online é importante definir metas. Você vai fazer um lançamento, quer ganhar mais seguidores, aumentar o engajamento, converter clientes?

Com os seus objetivos pessoais definidos, comece a traçar as linhas guias da criação do seu conteúdo: você vai oferecer informações valiosas, resolver um problema, oferecer atalhos para um objetivo, dar insights ou entreter e relaxar?


As mídias de interação direta como vídeos ao vivo e podcasts demandam uma atenção especial no conteúdo entregue a audiência. Ao mesmo tempo que você cria uma atmosfera intimista, é especialmente necessário que o foco esteja em quem te assiste, pois se você criar um conteúdo que só interesse a você mesmo, ninguém vai querer te acompanhar. 


Como o seu tema vai beneficiar a audiência? Qual o seu diferencial e porque a pessoa deve assistir você e não outro? 



A sua perspectiva sobre um assunto é única e pode ser especial para os outros se você souber como expressá-la. Tenha um roteiro do que vai dizer e faça um planejamento.


Quanto tempo vai durar sua introdução e boas vindas? E o seu argumento? Para que a conversa tenha fluidez e consistência anote qual é a sua tese (o segredo, o aspecto principal do que está dizendo). Depois anote os detalhe


s que sustentam sua tese, os dados, os materiais necessários para realizar o que você está ensinando, as dicas para selecionar os ingredientes certos, etc. Por fim defina o tempo e o conteúdo da sua conclu


são. Nela você garante que o espectador entendeu a mensagem, repete os pontos principais e conclui o raciocínio.


Quando terminar o que está dizendo pode focar em responder  perguntas específicas que surgiram durante a conversa, agradecer a presença e finalizar com uma chamada para ação (associada aos objetivos traçados lá no começo).



Na curadoria online eu ensino a reaproveitar os conteúdos de longo formato, então reúna aquele texto de blog repleto de informações e crie os seus roteiros para live de uma vez só, com título, chamada e descrição para o encontro, tese, detalhes, conclusão e chamada para ação. 


Antes de entrar ao vivo:

Coloque o celular no modo noturno para não ser interrompido por mensagens e chamadas.

Fale olhando para a câmera, não para a tela, crie contato visual para se conectar com a audiência. 


Respire, sorria, e lembre que isso é uma conversa. Não se preocupe em ser perfeito, mas lembre que o objetivo é criar uma relação e oferecer valor para quem está te assistindo.




Preparado? cole o link da sua live aqui nos comentários e eu espero te ver ao vivo em breve!

Acesse nosso grupo https://t.me/curadoriaonline para ter acesso a CheckList exclusiva para a LIVE PERFEITA.





Camila Ferraz Fotografia Artística

contato@curadoriaonline.com

Av. das Nações Unidas, 18801 - sala 1212 - Santo Amaro, São Paulo 

Tel. 41 991089008

CNPJ:   121138750001-89

Política de entrega, troca, devolução e reembolso

Política de entrega

Por se tratar de um produto digital, o envio do acesso é feito dentro de no máximo dois dias.

Política de troca, devolução e reembolso

O cancelamento do seu plano pode ser realizado em qualquer momento e sua assinatura será interrompida no lançamento da próxima edição do mês

© 2020 por Camila Ferraz Fotografia Artistica  

  • Grupo do Face
  • Instagram - Camila Ferraz
  • Instagram Chloe