Porque manter projetos simultâneos? 7 estratégias.



Alguém aqui já se viu trabalhando com diversos projetos ao mesmo tempo?


Eu procurava fugir dessa minha característica de ter interesse em diversas áreas, diversas vezes foi apontado como um defeito.

Meu cotidiano vive a base de diferentes planos.

Confesso que já senti que essa situação não era das melhores. Assuntos diferentes, atividades diferentes e funções diferentes. Eu ficava um pouco perdida e sentia falta da conexão. Mas, com o tempo, percebi como isso é enriquecedor!


Escute o episódio do Podcast em que apresento os multiprojetos
como uma solução para ter mais Criatividade.

Uma situação habitual na vida profissional hoje é a execução de vários projetos simultaneamente. Essa é uma forma construtiva de se manter “distraído” e obter vantagens.

Segundo os pesquisadores de criatividade Howard Gruber e Sara Davis existem pelo menos quatro benefícios associados a manter diferentes projetos em paralelo:



  • Os projetos se alimentam, informações de um podem complementar o outro, soluções para um projeto podem estimular ideias e caminhos para seguir com os outros.

  • Acessar um novo contexto, desconhecido e variado, faz o cérebro ficar mais atento. O estímulo te torna mais produtivo e focado.

  • Enquanto trabalha em um projeto o inconsciente desbloqueado pode solucionar problemas e ter insights referentes a outro projeto, pois a pressão não estará sobre ele.

  • Manter diversos projetos permite estar ativo sempre. Quando um encontra um beco sem saída, trabalhe em outra coisa, se um projeto depender de sazonalidade aposte no outro. Isso ajuda a controlar a ansiedade e ajuda a liberar a criatividade.


Mas outra questão importante é saber como lidar com tantas informações ao mesmo tempo sem ficar estressado. Para te ajudar com isso te apresento 7 estratégias para gerir multiprojetos!


Se organize!


A chave para não enlouquecer é a organização, utilize ferramentas para estruturar as informações e os documentos, para gerenciar tempo, tarefas e recursos e para facilitar a comunicação com os membros da equipe.


Você pode começar com algo físico, se isso te interessar. Pode dedicar uma caixa para cada ideia e criar um arquivo com todo material referente ao projeto: inspiração, documentos, insights, anotações. Outra ideia é ter um quadro com cartões para cada ideia e desdobramentos. Em qualquer um dos casos é importante organizá-los em ordem de prioridade, para compreender quais projetos estão em andamento e quais são apenas ideias para o futuro.