Como vender durante a crise, resultados em 1 mês com as Redes Sociais.


Você já sentiu que está fazendo muito esforço sem atingir o retorno esperado?


Já imaginou vender o suficiente para garantir estabilidade financeira e principalmente - ter opções?

Opção e liberdade para trabalhar de qualquer lugar, de sustentar a sua família, de nunca mais passar por dificuldades financeiras?


Neste artigo vou te contar o passo a passo de como eu superei as dificuldades financeiras e consegui estabelecer diversos negócios de sucesso durante a crise.


Vou te ensinar a utilizar as melhores ferramentas disponíveis que podem transformar a sua vida.

A oportunidade está na sua mão, aproveite!


  1. Porque estar ONLINE? Quando a chave virou para mim.

  2. Erro #1: Falar para todo mundo. Qual é o seu público?

  3. Erro #2: Criar um personagem. Seu Negócio é um reflexo de você

  4. Erro #3: Investir só no INSTA, ou em 1 plataforma.

  5. Seis passos para começar

  6. Bônus para crescer mais rápido: Impacte com videos

  7. Você está pronto!



1.Qual a importância de estar ONLINE?


A ficha começou a cair para mim lá em 2014, na época eu tinha alguns investimentos na área de marketing. Como fotógrafa eu investia em associações internacionais, blogs de casamentos e fazia anúncios em revistas de casamentos. Eu ja tinha trabalhado para a Caras, meu trabalho saiu em algumas revistas e até no GNT.


Foi nessa época que fui chamada para um programa de aprimoramento oferecido pelo FACEBOOK, chamado a Rota do Sucesso, que auxiliava na divulgação da marca e na atração de clientes a partir de anúncios. Eu precisava me comprometer com um investimento mínimo em anúncios no meu perfil, e tinha acompanhamento exclusivo de especialistas da área nas minhas campanhas.


Naquele momento comecei a perceber as principais diferenças na transição entre o marketing tradicional e o online. Notei que aquele valor em anúncios era apenas uma parcela do que eu já investia em marketing e que o alcance proporcionado era impressionante.

Naquele momento entendi as duas coisas que o crescimento do FACEBOOK estava trazendo:

  1. A mudança do ATRAVESSADOR > CLIENTE FINAL.

Nos investimentos de Marketing Tradicional eu contratava um ATRAVESSADOR, que trazia um público específico de um determinado NICHO. O atravessador tinha uma identidade definida e consistência no conteúdo que fornecia para seu público.

Uma analogia seria como se no Marketing Tradicional sempre tivéssemos um empregado dedicado a limpeza, que arrumava a nossa casa, enchia a garrafa de café e colocava o perfume, no caso dos BLOGS, eles faziam um template, resumo dos pontos mais importantes e descrição de casamentos ou eventos selecionados, deixando todos os fornecedores listados abaixo.


Hoje em dia não dependemos mais de todo esse aparato.


Qualquer pessoa não especialista é capaz de gerir seus anúncios e deixar a divulgação da marca exclusivamente com a sua cara.

Mas como tudo tem dois lados.... ao mesmo tempo que tudo ficou muito mais democrático, barato e acessível agora quem tem que arrumar a casa é você.

2. A Necessidade de PROFISSIONALIZAÇÃO das suas REDES Lembro da preparação para meu primeiro anúncio de pagina DUPLA. Tive que contratar uma agência pois a revista trazia vários requisitos. Passamos duas semanas pensando na frase de efeito, produzimos um MANIFESTO e revisamos diversas vezes.


Anuncio de Marketing Tradicional - 2011

Crescemos com a cultura de que o AUGE é um momento específico nas nossas vidas e é somente vivendo ele que precisamos nos preparar para colocar a cara no mundo.


você ja esperou pela grande oportunidade de aparecer numa entrevista ou revista como sinônimo de sucesso?

A grande diferença é que hoje em dia nossa casa precisa estar arrumada e preparada para visibilidade a todo o momento.

A minha intenção com esse artigo é mostrar para você um CICLO que possa se re-alimentar depois de iniciado e trazer cada vez mais envolvimento e conteúdo de forma permanente.

Mas antes de tudo! Precisamos falar sobre detalhes e objetivos com as redes sociais.



2. Erro #1 tentar falar para todo mundo. Qual é o seu público?

Hoje, vivemos em um mundo barulhento. Todos estão competindo por atenção.

Então, o que devemos fazer? Bom, se você quer que sua voz seja ouvida

primeiro você precisa parar de falar com todo mundo

e começar a definir exatamente qual é o seu cliente dos sonhos.



Você já tem um público lá fora, alguém que se identifica com os seus valores, uma tribo.

Mas se você começar a falar, eles não ouvirão. Você tem que ganhar a atenção deles e essa é uma arte sutil que requer prática.


Ao longo deste artigo, compartilho as histórias e os testemunhos que reuni nestes meses de experiência na Comunidade da Curadoria ONLINE e vou mostrar que com alguns passos é possível alcançar resultados praticamente IMEDIATOS.


Mas para isso, você precisa dar o passo mais importante da sua carreira: o primeiro. Comece!


O mundo precisa da sua mensagem e seus potenciais clientes estão esperando por você. Use este artigo para encontrá-los, reuni-los e conduzi-los.


Depois de acompanhar durante esses últimos 6 meses mais de 300 empresas de perto, vendo seus resultados, percebi que todas elas tinham uma característica em comum que as impedia de ganhar dinheiro.

Elas não tinham um NICHO.

A maioria das empresas está se esforçando, mas acaba seguindo dicas rasas de como fazer o feed ficar mais harmônico, ou buscando atalhos para chegar ao resultado que desejam, quando na verdade esses detalhes não vão fazer com que se construa uma marca ATEMPORAL.


A boa notícia?

Com um trabalho conjunto fomos capazes de obter uma clareza massiva sobre o seu nicho e sobre os métodos que funcionam ... e os seus negócios explodiram.


Vendo os resultados, eu me comprometi a ajudar outras empresas a atingir esse sucesso.

é caro falar para todos.

Você sabe quem melhor conhece o seu público e seus leitores?

Você.


Você sabe quem está encarregado de compartilhar suas palavras com o mundo com sucesso?

Você.


A única pessoa encarregada de chamar a atenção para o seu trabalho é você mesmo.

Encontrar seu cliente dos sonhos é a primeira chave para obter seguidores e fãs dedicados. Também é a única maneira sustentável de crescer.

Imagine se o cliente dos seus sonhos souber EXATAMENTE o que você faz em apenas 10

segundos arrastando sua biografia ou página do Instagram.


Um cliente confuso vai embora, o esclarecido fica. Onde está o seu? Se ele tiver ido embora, vamos consertar isso.


07 segundos, é o tempo que temos para conquistar nosso seguidor


07 segundos ele precisa entender quem você é, porque você faz e o que você entrega


Conhece aquela expressão “atira pra todos os lados, mas não acerta nenhum passarinho?”,essa é a realidade de quase todas as redes sociais hoje. Na nossa comunidade, a Curadoria Online, tivemos exemplos claros de que quanto mais nichado mais resultado você pode ter.


As dicas para atingir seu público começam criando seu cliente dos sonhos e mapeando os desejos e os comportamentos digitais dele. Um meio de fazer isso é seguir as hashtags que ele pode se interessar. Quando você identificar onde seu cliente dos sonhos ou avatar está, pode começar a criar relacionamento com ele, dedicando tempo para falar com ele todos os dias.

Além de hashtags, pode procurá-los nos grupos de facebook.


Por que não devo falar sobre todos os assuntos possíveis?


Todos nós somos pessoas com diversos interesses, múltiplas facetas e eu sou exemplo vivo disso.

De advogada para fotógrafa, de fotógrafa para estrategista de marketing , nerd e ainda com um amor tão grande por conteúdos, que a cada semana descubro uma nova paixão. Mas o ponto chave que vai ajudar no entendimento de tudo é

o seu negócio é sobre eles e não sobre você.

Quando passamos a entender isso, tudo fica mais claro. Você começa a entender onde eles preferem procurar por referências, como surpreendê-los, qual a preferência deles e qual seria o conteúdo de maior valor.


Entenda que é necessário traçar um perfil de cliente através do conhecimento sobre seus interesses. Conhecendo seus desejos fica mais fácil se comunicar e vender para ele.

A melhor forma para chegar no seu cliente dos sonhos é contar uma história, inclusive com o nome do personagem. Esta é uma forma de vê-lo como uma possibilidade real.


Essa é a resposta para todas as suas dúvidas, quando você conseguir colocar um nome para seu cliente dos sonhos você vai conseguir: definir seu conteúdo, as questões que você quer postar, qual parte da sua vida pode contribuir com as questões deles, as cores da sua logo, sua identidade, etc.


Se você está na fase de construção do seu negócio faça o exercício a seguir: pense em toda a história e defina o assunto principal das suas redes, dali você poderá ter vertentes e conteúdos diversos. Lembre-se, você não precisa ter apenas um cliente dos sonhos (o avatar), pode ter vários e mudar de acordo com o produto ou serviço, mas vá com calma! a prática faz com que as coisas fiquem cada vez mais claras e a efetividade de cada ação ou conteúdo que produzir é avaliada aos poucos.


Siga o passo a passo abaixo e atraia muito mais clientes falando com eles do jeito e das coisas que eles amam.

Curadoria online

Primeiro deixe claro alguns detalhes sobre o seu negócio:

  1. Qual problema você soluciona?

  2. Quem você serve?

  3. Como você o serve

  4. Porque eles te escolheriam

Para traçar o perfil do seu cliente dos sonhos pense nos detalhes:


Quais são as características do seu cliente ideal? quais os valores, medos, dúvidas, problemas, o que o impressiona, quais os anseios e objetivos a longo prazo?


Por que motivo ela/ele compraria o seu produto? e o que ela/ele está vivendo hoje que pode causar uma conexão com você?


Esse mapeamento resulta na descoberta de diversos elementos que guiam as escolhas do seu cliente ideal. Ele vai determinar os conteúdos que você pode produzir para falar diretamente com essas pessoas e atraí-las para o seu negócio.


Um exemplo, se você é uma Nutricionista, existe uma diferença grande em uma nutricionista focada em emagrecimento e em outra focada em performance mental. São públicos diferentes e com histórias e objetivos diversos.


A conexão que você cria com as pessoas, leva ao desejo de consumo do seu produto – por ele estar associado a você. A venda é consequência de um relacionamento bem executado.


3. Erro #2 Criar um personagem. Seu negócio é um reflexo de VOCÊ.


Foi graças a um pequeno, mas poderoso grupo de pessoas que me acompanham através das minhas redes sociais, e de parceiros especiais, que fui capaz de tornar meu sonho realidade e me reencontrar em um novo propósito. Me tornei professora, mentora e palestrante. Este público e comunidade me ajudaram a dar mais um passo na minha carreira, com a preocupação fundamental de que isso fosse feito de forma a comunicar os meus valores.

𝘔𝘦𝘶 𝘱𝘳𝘰𝘱ó𝘴𝘪𝘵𝘰 𝘯𝘢 #𝘤𝘶𝘳𝘢𝘥𝘰𝘳𝘪𝘢𝘰𝘯𝘭𝘪𝘯𝘦 é 𝘥𝘢𝘳 𝘭𝘪𝘣𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘷𝘰𝘤ê 𝘢𝘣𝘳𝘢𝘤𝘦 𝘲𝘶𝘦𝘮 𝘷𝘰𝘤ê 𝘳𝘦𝘢𝘭𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 é, 𝘵𝘦𝘯𝘩𝘢 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘳𝘦𝘴𝘶𝘭𝘵𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘮𝘦𝘯𝘰𝘴 𝘦𝘴𝘧𝘰𝘳ç𝘰 𝘦 𝘴𝘦 𝘳𝘦𝘢𝘭𝘪𝘻𝘦 𝘦𝘮 𝘴𝘶𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘪𝘴𝘴ã𝘰!⁣


Hoje em dia não faltam informações sobre estratégias de negócio, como produzir conteúdo e vender online. Ninguém está escondendo segredos.


Então, por que as informações estão disponíveis para todos, mas apenas algumas pessoas estão obtendo resultados?


Como duas pessoas podem ter o mesmo plano, mas apenas uma ser bem sucedida? Qual é a diferença?

A resposta está sempre no último lugar para onde olhamos: NÓS MESMOS.


Embora as ESTRATÉGIAS e INFORMAÇÕES sejam necessárias para organizar o plano de negócio e para aprimorar certas habilidades, como redação, vendas, comunicação, etc., a verdade é: o seu negócio é uma criação sua, você o idealizou e o fez de determinada forma a partir do pensamento, da consciência e das perspectivas que manteve no passado.


Mas o que a maioria das pessoas faz (e sim, eu também), é se recusar a mudar seu PENSAMENTO e apenas mudar suas AÇÕES. Tentar novas fórmulas, fazer mais isso e menos aquilo, não necessariamente vai funcionar se você não estiver disposto a abrir a cabeça para entender as mudanças constantes que o mundo tem trazido de forma cada vez mais rápida, ainda mais com a aceleração causada pela PANDEMIA. .


O mercado hoje está mais competitivo do que nunca. A cada dia novos negócios são criados e somos lembrados de que precisamos ser autênticos e importantes para as pessoas.


Vou te dizer, essa é a dura verdade. Precisamos mostrar nosso valor!


Portanto, se você realmente deseja expandir seus negócios, adivinha qual o primeiro agente que precisa passar por uma transformação? VOCÊ!


Quando você está construindo uma tribo ao seu redor, ser VOCÊ em tudo que você faz é a melhor "tática de marketing" e a melhor forma de ajudar quem te segue. Isso porque você é 100% original!


Dessa forma, É POSSÍVEL sim construir uma marca Atemporal.

A sociedade contemporânea é híbrida, ⁣n̲ã̲o̲ ̲l̲i̲n̲e̲a̲r̲,̲ as pessoas se transformam constantemente e ter uma marca humanizada é requisito.

O compartilhamento é a máxima do momento, por isso compartilhe informações! Adote o movimento Open Source e divida suas soluções, para que outras pessoas possam se amparar nas suas experiências. Esteja a serviço das pessoas, uma outra tendência é a da verdade e transparência, baseada na crença de que juntos somos mais fortes e podemos compartilhar a fórmula do sucesso para atingir bons resultados em conjunto. As empresas que atuarem a favor da recuperação do grupo, além de seu crescimento individual, dando prioridade a saúde e tranquilidade mental do cliente, fazendo um discurso humanizado através da tecnologia, sairão na frente.


Portanto fique atento as tendências de comportamento que podem guiar sua estratégia para o sucesso: coletividade, consumo local, comunidade e horizontalidade, empatia, verdade e transparência, segurança, bem- estar, open source.

Se você não estiver sendo você mesmo e não pedir ajuda e ajudar, acabará se esgotando. Divida sempre, seja generoso, estimule talentos.

Não existe competição negativa quando todos nos auxiliá-los no crescimento sustentável em conjunto. As pessoas vem em primeiro lugar!

o crescimento humano vem antes do lucro.

Desbloqueie sua mente e pense em dar antes de receber. Te garanto que sua produção vai ser muito mais prazerosa, que você vai cativar, ajudar mais gente e o sucesso virá!


Você já tem uma tribo esperando por você, lembra? Para encontra-la - ou, mais precisamente, ajudá-los a encontrar você - será necessário um ato de coragem e ousadia: você precisará encontrar algo de que realmente goste e agir como se você se importasse com isso. Ter essa paixão é fundamental, na minha opinião. As pessoas são atraídas pela paixão. Ninguém vai te seguir por causa da sua planilha. A menos que, é claro, sua tribo seja a Tribo da Planilha .


Para quem está tentando estabelecer sua marca agora fica uma série de questionamentos, que vem junto de diversos medos…….


A grande questão é que o MEDO não pode te impedir…… 


A coragem não é ausência de MEDO. Essa frase já foi usada por tantos, justamente porque ela é real.


Mas não é só isso.

Se hoje mais do que nunca temos acesso a tanto conhecimento de forma GRATUITA

Porque não agimos?

E não é só o acesso ao conhecimento que mudou, as redes sociais, querendo ou não, com seus pontos bons e ruins, trouxeram uma democratização do mercado, veja o TikTok.

Algumas pessoas tem ganhado mais visibilidade do que nunca.


Acompanhe meu raciocínio: temos meio, ferramenta e informação.

Sabendo tudo isso, precisamos vender? Estar online já é uma grande parte da venda.


"Estou travado, 

Nao tenho coragem,

Nao tenho tempo"


Seja corajoso o suficiente para mandar mal! 90% de tudo o que produzimos é ruim mesmo! A prática vai te ajudar a melhorar, mas precisa começar!


Seu superpoder é ser mais de você mesmo. E com isso lanço mais uma pergunta:


Seu Feed é humanizado?⁣


- Ele é relevante? gera valor na vida de quem te segue, aborda assuntos que despertam interesse e trazem conhecimento. Sabe aquele post que você lê e pensa: “eu precisava disso hoje”, tem isso no seu feed?

- É recíproco? crie uma relação de reciprocidade com seus seguidores, isso é fundamental.⁣

- Ouça as dores de quem te acompanha: Essa é uma das ações de reciprocidade, além de te ajudar a saber que tipo de conteúdo seu público precisa.⁣

- Busque conexão com seu público: Seus seguidores estão ali por algum motivo, existe alguma emoção que te conecta com eles, por isso é fundamental falar sobre você e ouvi-los.⁣


4.Erro #3: investir somente em uma rede social/ plataforma

Seu marketing deve ser focado em uma plataforma principal, mas se você quer que seu esforço seja recompensado e busca ser conhecido por um público maior, precisa focar em plataformas pesquisáveis, tendo a conversão como objetivo final.


Com tantas plataformas e formas diferentes de comercializar sua marca, você deve apostar em TUDO, não? não...


Se você não tiver condição de alimentar as redes regularmente, não adianta estar em tudo. Escolha uma plataforma principal para investir muita atenção, essa é a plataforma que o seu cliente ideal mais usa. E depois, pouco a pouco, você se insere em outros lugares.



As mídias sociais são plataformas excelentes para estabelecer e consolidar o relacionamento com o seu público, cada uma delas tem públicos diferentes, portanto é importante conhecer seu cliente para saber onde encontrá-lo. A mídia social é um terreno alugado, e várias plataformas deixam de existir com o tempo, por isso é importante manter o foco na conversão dos clientes.

As redes sociais tem o grande inconveniente de não serem suas. Sua conta não te pertence e seu público não é realmente seu, pelo menos até que você consiga migrá-los para um canal de comunicação que esteja sob seu domínio.


E quais seriam eles? Seu site e blog, grupo no Telegram, mas principalmente sua lista de e-mail. A lista de e-mail é o SEU terreno. A base de contatos que você constrói é SUA, nenhum algoritmo ou empresa pode tirá-la de você.


Hoje a forma mais direta de contato continua sendo o EMAIL, com o EMAIL vc não corre o risco de ficar fora de uma porcentagem, seu cliente VAI receber sua mensagem

Essa é a melhor forma de construir confiança e manter contato com o cliente, de forma pessoal, aparecendo regularmente na caixa de entrada e falando diretamente com ele. O e-mail tem diversas vantagens. Uma delas é seu grande alcance, estima-se que metade da população mundial possua um endereço ativo. A ferramenta já está totalmente incorporada no cotidiano das pessoas, ela é simples e funcional.


A comunicação por e-mail como principal meio para engajar as pessoas em suas campanhas, faz com que as pessoas confiem na sua empresa e avancem para a compra. A sua taxa de engajamento está na média de 20 a 40% e as pessoas são mais suscetíveis a comprar por e-mail do que pelas mídias sociais.

Então apesar de estarmos falando de como alavancar a rede, você precisa ter em mente que o objetivo final é sempre converter estes seguidores em clientes.


Se você é um pequeno empreendedor e já entendeu que vender na internet, mais do que uma realidade, é uma necessidade, sabe que as redes sociais são seus maiores aliados!


Mas o segredo que eu quero contar pra você aqui, e que nem todo mundo sabe, é que apostar todas as suas fichas em uma única plataforma é um erro! independente de qual ela seja.

Você está cometendo este erro?

O Instagram, por exemplo, é um meio de visibilidade e consolidação de público, mas não é uma plataforma de descoberta! Os seus posts lá não são pesquisáveis pelo Google.


Calma, calma! Se você já tem boas estratégias de atuação no Instagram está fazendo um bom trabalho. Na Curadoria Online, ele é nosso principal meio de atuação por ser uma rede completa, em que você faz tudo sem precisar recorrer a outra plataforma como complemento. Mas o seu conteúdo do Instagram não será encontrado nos buscadores, o que é uma desvantagem.


O Google é o principal buscador do mundo. Além de oferecer diversos recursos que auxiliam empresas a se estabelecer no mundo digital, seu mecanismo de busca permite a sua descoberta por novos consumidores, promovendo expansão e alcance. Se os posts do Insta não são encontrados lá, todos os outros conteúdos de longo formato são! Seus textos de blog, vídeos no Youtube, gravações de podcast, postagens no Pinterest, artigos no LinkedIn, podem te dar muita visibilidade.


Pense que cada pergunta feita no Google é uma oportunidade para que o seu conteúdo seja a melhor resposta, todas as vezes que sua postagem é acessada, você ganha visibilidade. Para se posicionar na primeira página do buscador, onde se encontram as melhores respostas, você precisa provar que suas publicações tem qualidade e que você é uma autoridade no assunto, algo que pode ser feito utilizando estratégias de SEO.


Uma vantagem de publicar em diversas plataformas é a possibilidade de fazer referência às suas próprias publicações, aumentando o número de backlinks e a possibilidade de aparecer na primeira página de pesquisa. Além, é claro, de ter mais chance de ser encontrado pelos clientes em lugares diferentes.


Mas o ponto principal de investir em conteúdo de grande formato é sua vida útil online e seus desdobramentos. As pesquisas indicam que as pessoas migram entre plataforma várias vezes durante o dia e que buscam conteúdos diferentes em cada uma delas.


Está cansado de produzir incessantemente e sentir que não existe um fim? Você se sente em uma rodinha de hamster? Os conteúdos de longa duração podem te salvar!


Um conteúdo postado no Facebook fica no radar do seu cliente, em média, cinco horas. Nas primeiras 2,5 horas se espera 75% do engajamento. Esse tempo é, claro, afetado pelo algoritmo da plataforma. Os posts de Instagram ficam ativos entre 21 e 48 horas, nas primeiras 6h a postagem recebe metade do número total de comentários e por volta das 12h começa a perder alcance. Essas plataformas requerem de 2 a 5 postagens diárias, porque passadas 24 horas o post perde a oportunidade de atingir o público.

Enquanto esses posts tem vida útil muito curta, um post de blog pode ser acessado de forma fácil dentro de até dois anos. Seu trabalho compensa muito mais quando sabe que a produção será durável. Isso significa mais tempo que o cliente vai ter para te encontrar e para ser convertido. E além disso, você pode redirecionar um conteúdo longo e denso para alimentar suas redes rápidas, como Instagram e Facebook.


Produzir de um a dois posts de blog é uma boa forma de permanecer significativo e pesquisável. Dedique tempo para desenvolver um conteúdo relevante que atraia a atenção das pessoas.


Outra ferramenta com bastante durabilidade é o Pinterest. Ele é considerado um mecanismo de busca, por isso acaba tornando fácil a conversão dos clientes que entrarão em contato com a sua marca. A postagem fica ativa durante 4 meses, é um tempo longo para que a conversão ocorra. Se o post for repostado e tiver bom engajamento, pode permanecer ativo por mais de um ano. Para que isso ocorra produza imagens cativantes, utilize títulos e legendas pesquisáveis e lembre de associar a postagem a links que permanecerão visíveis por um longo tempo.

A vantagem de estar ativo em uma plataforma nova é que o alcance aos usuários é mais fácil e orgânico, portanto mais barato. As postagens não precisam ser feitas com tanto critério e constância e ela dá margem para experimentações. Muitas pessoas acabam conseguindo consolidar sua visibilidade digital devido a presença nestas plataformas em seus estágios iniciais.


O youtube e o podcast também são plataformas de longa duração. Postagens regulares nos canais (ao menos uma vez na semana) ajudam a manter a audiência interessada em seguir seu conteúdo. Um programa de podcast pode durar 6 meses, um vídeo no Youtube fica visível por 20 dias, mas pode permanecer relevante indeterminadamente.


Outra plataforma que tem se aberto para a inclusão de novas marcas é o LinkedIn, que já inclui a opção de stories e lives, e na qual um post pode ficar ativo por 24 horas. É importante lembrar que a contextualização é fundamental para manter a coerência de linguagem em diferentes redes sociais. No caso do LinkedIn o foco é no trabalho e mundo empresarial, portanto seu conteúdo terá de ser adaptado para isso.

Falando em adaptações, reaproveite o conteúdo produzido. Quando fizer uma Live, lembre de transcrever o conteúdo para convertê-la em artigos para blog, posts, vídeos menores, etc. Reutilize seu conteúdo a vontade, mas lembre da fórmula de redirecionamento que considera 1 semana e 4 horas de diferença entre as postagens. Outro detalhe importante é lembrar de recontextualizar o conteúdo, levando em conta que ele será postado em outra data e modificar de 5 a 10% do conteúdo, incluindo mais detalhes dependendo de onde for posta-lo.


5. Seis passos para começar


Nos últimos seis meses de Curadoria Online pude identificar, reunir e comprovar as 6 principais dicas para construir uma marca Atemporal.


  1. Consistência

Sabe aquele segredo para crescer nas redes sociais - que não é segredo nenhum?


a resposta que não é sexy e que você não quer ouvir é : CONSISTÊNCIA

É só com ela que você vai construir uma comunidade que te acompanha, confia em você, nos teus valores e compra seus produtos e serviços. Ela é o grande fator que determina o sucesso e crescimento das suas redes, pois ajuda a criar confiança com seu cliente. Além disso, todas as plataformas conferem grande alcance para quem posta com consistência.


Não, o algoritmo não é um bichinho malvado que não quer deixar você crescer, rs...

Se o seu conteúdo não está alcançando as pessoas que você quer é porque ele não é bom ou consistente o suficiente.


A lógica é que ele defina os conteúdos mais relevantes dentre os produzidos por mais de 500 Milhões de usuários por dia. Por isso, para o seu post se destacar ele - precisa- ser interessante.


Mas você já aprendeu a ver o instagram de forma estratégica, e agora?

Agora o importante é entender como essa ferramenta funciona, para que possa definir seus passos e não gastar energia a toa.

Com uma boa estratégia os clientes chegam até você sem que precise correr atrás deles.


2. Comece antes de estar pronto.


As vezes deixamos de fazer coisas, pois achamos que não estamos prontos ou que ainda não chegamos no ponto desejado... Mas não devemos pensar assim, é importante começar!

Realize suas tarefas e cumpra suas etapas com calma, não precisa correr.

Comece definindo suas categorias e fazendo a programação do mês, isso te trará organização para aplicar tempo em outras atividades.

Defina metas. Elas precisam estar alinhadas com seu objetivo geral e estratégia. Se você só pode dar atenção a uma meta, tenha certeza que ela trará resultados (vai alavancar sua marca? Trazer clientes? Dar visibilidade nas mídias sociais?...).

Lembre: Ser produtivo é diferente de estar ocupado. Evite gastar energia em tarefas que não dão resultado.


Ações levam a RESULTADOS.


Como encontrar a sua voz?

Sendo estranho!!!  esqueça ser perfeito ou sexy, voce vai se diferenciar por ser você mesmo, sendo estranho, postando o que nao deve, e avaliando o retorno disso....

Quer saber como voce seria um bom escritor? escrevendo coisas muito ruins no começo

quer saber como voce seria bom em VIDEO? depois de ser muito ruim, de ter uma live que caiu, de errar, de nao saber como fazer.

Só assim você vai aprender e eventualmente ficar bom no que faz.


Eu encontrei minha voz escrevendo todos os dias. 

Para mim fez sentido, pois escrever me da uma sensação de movimento continuo, é como um exercicio.... 


Uma boa parte do seu trabalho como criador de conteúdo é se tornar um bom comunicador, e adivinha o que voce precisa fazer para ser um bom comunicador?


Comece de algum lugar! você vai achar sua voz com ações.

Esteja disposto a se tornar bom.

Você quer ficar na cabeça do seu cliente, ser top of mind sempre? quer ser relevante?


Então comece, pois estar pronto é uma MENTIRA.


3. Se programe


Não é à toa que insistimos na programação, e disponibilizamos vários recursos para te auxiliar. Ela é extremamente importante para você ter tempo para pensar nas finanças, deixar a criatividade fluir, estruturar site, etc...


Comece com datas relevantes para você.

Se o dia dos pais é importante, programe o que você vai falar nesse dia.

Se vai vender produto, 3 dias antes e 2 dias depois você deve falar no assunto, compartilhar depoimentos, etc.


Datas pessoais como aniversários servem para posts que trazem engajamento e conexão pessoal.

Depois das datas você preenche com as categorias. Mantenha a consistência, mesmo que seja com posts nota 5/10.


A prática torna a ação mais fácil e rápida.



4. Produtividade é um processo COLETIVO.


Comunidades tem poder. Participar de um grupo potencializa seu crescimento.

Nas comunidades temos apoio, feedback, pessoas passando pelos mesmo problemas e encontrando soluções, parcerias sendo formadas, novos clientes sendo captados, entre outro benefícios.


Lembre que sua comunidade de parceiros e clientes está online, mas também offline, e é interessante manter contato com eles em eventos, encontros, lançamentos e afins.


5. Seja sempre útil. Faça o que puder para ajudar seu público a melhorar de vida. Descubra como fazer alguém rir, ajudá-las a se sentirem vistas e respeitadas ou menos sozinhas por meio de sua narrativa, ou iluminar seus dias com arte ou fotografia. Este é um negócio de generosidade em que estamos. Quanto mais damos e celebramos “nós” em vez do “eu”, mais podemos construir uma tribo.

6. Terceirize

Não terceirize o marketing!

Terceirize: venda, atendimento, edição de foto, organização, site, layout.

Você pode contratar alguém para ajudar na estruturação, mas você deve dizer o que quer passar para seu público, definir o que vai postar, falar diretamente com eles, fazer testes para entender sua audiência e fazer adaptações.

Pessoas compram pessoas, o cliente quer se conectar e conhecer a pessoa por trás da marca.


Concentre-se na definição real de marketing que é:

1) criar conexões duradouras com as pessoas e 2) focar em ser implacavelmente útil.

Se você fizer essas duas coisas, terá sucesso.


6. Impacte com videos - Vídeo é o meio que mais interessa os brasileiros.


Os vídeos se popularizaram na web e desbancaram a televisão. Eles se estabeleceram no nosso dia a dia como ferramenta de comunicação e apresentam a vantagem de entregar conteúdo de forma sucinta, direta e interativa.

Como as vidas pessoal e digital estão se mesclando, se apresentar por meio de vídeos pode ser a melhor forma de se posicionar ao novo mundo.


Você quer estar presente onde as pessoas estão, correto?

O brasileiro passa, em média, 3h26m consumindo conteúdo em vídeo.

98% dos usuários de internet consomem vídeos online , em 5 anos, o consumo de vídeos na web cresceu 165%.

Já imaginou ficar fora desse universo? se você não produzir vídeos, vai perder muitas oportunidades de conexão.

Ainda não está convencido?

  • 60% das pessoas afirmam ter considerado comprar produtos depois vê-los em vídeos.

  • vídeos aumentam em até 54% o alcance da marca;

  • 99% das empresas que já utilizam o vídeo marketing pretendem continuar com a estratégia em 2018;

  • empresas que utilizam o vídeo marketing geram uma receita 49% maior do que aquelas que não utilizam;

Vídeo é o meio que mais interessa os brasileiros.

Lembra que as pessoas têm interesse em comprar de pessoas, não de marcas sem rosto? O vídeo é o jeito mais rápido de conquistar a confiança do cliente

Se você busca causar impacto e manter a atenção das pessoas, esse é o formato em que deve apostar; os usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% em textos, por que as pessoas prestam atenção no que assistem.

O vídeo é o formato que as pessoas querem consumir das marcas e empresas que seguem. (De acordo com a pesquisa de tendências de consumo digital da HubSpot)

A competição pela atenção das pessoas nunca esteve tão acirrada, por isso é preciso se informar para entregar conteúdo com diferencial. As pessoas vão dar atenção para vídeos que falam com elas, com assuntos personalizados e de relevância, você precisa mostrar que as conhece bem.

Além disso, as principais motivações que levam os brasileiros a consumir conteúdo em vídeo são:

38,7% entretenimento - diversão - relaxar

29,8% conhecimento - informação - atualizar-se

22,3% conexão - senso de comunidade - interagir

9,2% identidade - busca de si - inspirar-se e identificar-se.

Para impactar o público é preciso unir suas motivações com características específicas do nicho, como comportamento de busca e interesses expressos nas mídias. Tudo começa pelo principio básico de conhecer bem o seu cliente e nicho.

A definição do seu público é a base para qualquer produção de conteúdo, você precisa entender com quem vai falar.

A partir disso, fica fácil entender as dúvidas e principais objeções do seu público, assim você inicia um ciclo infinito de produção de conteúdo.

As marcas que abraçarem as novas ferramentas de vídeo vão sair na frente! Então vamos colocar a mão na massa e conhecer os Stories, Reels do Instagram e o Tiktok.




8. Videos de curto formato


As últimas semanas foram cobertas de atualizações sobre o caso do TikTok, o aplicativo de vídeos curtos virou pauta de segurança nacional.


Há algumas semanas o Tiktok foi banido da Índia, um ato que repercutiu negativamente sobre os criadores de conteúdo do país que tinham negócios, marcas e públicos estruturados na plataforma, alguns com milhões de usuários.


Logo em seguida, o governo dos Estados Unidos assinou - pela primeira vez na história - um decreto de bloqueio de uma rede social no país, o TikTok, estendendo-se para o wechat e outros aplicativos. A negociação de sua compra pela Microsoft/ Oracle está em risco sob a ameaça de banimento pelo governo, um caso sem precedentes.


Enquanto a disputa continua, diversas redes sociais aproveitaram para copiar o modelo da plataforma e surgiram o Reels do Instagram, o modo de navegação vertical do Snapchat, o Shorts que está sendo lançado pelo Youtube além de várias outras cópias e derivações nos EUA.

Todas essas mudanças e adaptações vêm fundamentadas em um movimento macro: o TikTok estabeleceu uma nova forma de criar comunidade e proporciona uma experiência imersiva, maior que qualquer outra.


Estudos mostram que quase 60% do stories do Instagram são vistos sem som, já no TikTok isso não acontece, pois o modo de utilização é diferente e muito mais dinâmico.


Este formato de vídeos curtos entregam muito mais conteúdo do que jamais antes, e justamente por essa velocidade estabelecem um novo formato de comunicação que veio para ficar e tende a entregar mais conteúdos de aprendizado.





7. Você está pronto, agora é a SUA vez



O Instagram é a rede social mais difícil de crescer.


E não existe segredo, abaixo vou te passar os principais pontos para a sua estratégia;


1) Uma Bio atrativa e que conquiste/encante seus seguidores de forma objetiva como você pode ajudar as pessoas.


2) Criar conteúdos que agregam na vida dos seus seguidores. Não use o seu feed como um “portfolio” dos seus produtos, foque em gerar valor.


3) Interagir todos os dias com seus seguidores no direct.


4)Consistência com pelo menos 1-2 posts por dia e 10 stories por dia.


Se você não está cumprindo esses passos. Não adianta pensar em postar no horário certo ou achar os melhores Hacks, nem pensar em harmonia do perfil.


Nada disso é valido se você não começar a cumprir o passo a passo para o algoritmo reconhecer sua conta e começar a distribuir mais.


A boa noticia? da pra fazer tudo isso com organização e estratégia.

Vem para a Curadoria Online, nossa assinatura mensal que oferece todos os recursos para que você construa sua marca Atemporal!






Vem para o grupo saber mais ;)



646 visualizações

Camila Ferraz Fotografia Artística

contato@curadoriaonline.com

Av. das Nações Unidas, 18801 - sala 1212 - Santo Amaro, São Paulo 

Tel. 41 991089008

CNPJ:   121138750001-89

Política de entrega, troca, devolução e reembolso

Política de entrega

Por se tratar de um produto digital, o envio do acesso é feito dentro de no máximo dois dias.

Política de troca, devolução e reembolso

O cancelamento do seu plano pode ser realizado em qualquer momento e sua assinatura será interrompida no lançamento da próxima edição do mês

© 2020 por Camila Ferraz Fotografia Artistica  

  • Grupo do Face
  • Instagram - Camila Ferraz
  • Instagram Chloe